quinta-feira, 20 de maio de 2010

Um esporte de combate

Derivado do inglês, o termo boxe - to box - significa bater ou bater com os punhos. Trata-se de uma prática que pode ser usada tanto para defesa, quanto para o ataque, sendo visto tanto como esporte de combate como arte marcial.




Em meados dos séculos XVIII e XIX o boxe era praticado na Inglaterra com as mãos nuas. Já no ano de 1867, incorporou-se a esta prática o uso das luvas e o esquema dos ‘rounds’. Foi primeiramente considerado desporte olímpico em 688 a.c., na 23ª olimpíada.

No entanto, quando se deram as olimpíadas modernas, o boxe não foi aprovado pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) por não ser considerada uma prática de confraternização, visto como um esporte muito violento. A partir da Olimpíada de 1920, ele passa a incorporar-se e ser considerado como um esporte de combate.

O boxe tailandês descende de uma arte marcial chamada muay thai, que incorporou regras e movimentos do boxe inglês. A diferença está no uso de outras partes do corpo, tais como: os cotovelos, joelhos e canelas; o que não existe no boxe tradicional, que só usa os punhos.

Conheça os golpes do box:

Jab ou jabe: Golpe frontal com o punho que está à frente na guarda.

Direto: Golpe frontal com o punho que está atrás na guarda.

Cruzado (cross): Tão potente quanto o direto, porém o alvo é a lateral da cabeça do adversário.

Uppercut: Desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente.

Hook ou gancho: Golpe desferido em movimento curvo do punho, atingindo lateralmente, dificultando a defesa do oponente


O objetivo de tantos golpes é levar o adversário ao knock out. O nocaute, termo abrasileirado, pode ocorrer, se o mesmo não apresentar capacidade de continuar a luta, em caso de ferimentos e por desmaio. Mas existem os golpes que também não são permitidos, estes são os conhecidos ‘golpes baixos’. Golpes abaixo da cintura não são aceitos no boxe e caso isto aconteça, o lutador é advertido ou eliminado

Nenhum comentário:

Postar um comentário