segunda-feira, 24 de maio de 2010

A arte de equilibrar corpo e mente


Muitas histórias retratam esta luta de origem chinesa, de estilos provenientes de observações de animais. Inicialmente, era conhecido como Ch'uan fa, ou estilo do punho e tornou-se muito popular, quando os guerreiros de Chou da China Ocidental derrotaram o monarca da dinastia Shang em 1122 a.C.


Muitos estilos foram catalogados para o Kung-fu, sendo eles a Waijia ou escola externa, e Neijia ou escola interna O primeiro estilo adotado era designado de Wushu, arte da guerra. Sua origem é da Mongólia, sendo uma arte marcial desenvolvida pelo imperador amarelo, há quatro mil anos.


Existem poucas provas documentais sobre a história do mesmo, uma vez que a cultura antiga era de passá-la de uma geração a outra. Através da transmissão oral, sabe-se que os mestres que treinavam os seus ‘discípulos’ eram extremamente rígidos, no intuito de torná-los grandes guerreiros.


Para transformar o kung-fu em prática esportiva, algumas reformulações foram precisas. Novas técnicas dos estilos do Norte e Sul da China foram desenvolvidas. Cabe ressaltar, que ainda existem muitos praticantes do estilo tradicional, mesmo depois desta reformulação.


Para além do combate, o kung-fu implica em ganho para a saúde e desenvolvimento de disciplina, equilíbrio psíquico e outros. Desenvolve a resistência e o ensinamento sobre os limites do corpo. Trata-se de uma ‘ginástica’ que desenvolve todo o corpo, podendo ser realizada por crianças, adultos e idosos de todos os sexos. Traz, ainda, equilíbrio corporal e emocional, aliviando também angústias e estresses provenientes da vida moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário