Trata-se da mistura do Hwarang-Do com o Taekkyon, uma antiga arte usada pelos samurangs - espécie de samurai coreano. Os princípios antigos desta arte era a lealdade aos amigos, respeito aos pais, fidelidade ao rei, nunca recuar perante aos inimigos e só matar caso não exista alternativa.
Esta atividade foi proibida durante a ocupação japonesa quando muitos coreanos imigraram para o Japão em busca de melhorias de vida.
Esta arte tornou-se popular com enfoque de recreação ou uma atividade física, mas também era trabalhada para fins de defesa pessoal. De forma geral, significa ‘ Via dos pés e das mãos’, mas de forma mais ampliada quer dizer técnica de combate sem arma para defesa pessoal. Para tanto, é necessário coordenação entre os movimentos de mão e punhos e, ainda, utilizam-se pontapés voadores, além de golpes com mãos, braços e pés.
Atualmente este já se configura um esporte olímpico caracterizado pelo emprego de chutes explosivos. Para aquele que deseja praticar a arte, um juramento deve ser feito:
- juro honrar as regras do taekwondo
- obedecer meus tutores e superiores
- nunca fazer mal uso do taekwondo
- construir um mundo mais pacifico
- ser campeão da liberdade e da justiça
Além disso, faz parte da vida do praticante seguir os princípios do Taekwondo:
- Cortesia
- Integridade
- Perseverança
- Auto controle
- Espírito Indomável
Estes são atributos que devem ser encontrados em quem deseja obter maiores conhecimentos e praticar esta arte. Desta forma, um guerreiro deve dominar além da técnica, uma disciplina e condutas condizentes.
Leia A Mão Esquerda de Deus e descubra os atributos que Cale precisou adquirir para viver no Santuário dos Redentores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário