quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A história do Undoukai


No livro “A Mão Esquerda de Deus”, o Santuário dos Redentores é um local sombrio e hostil, que recolhe meninos e os treina durante boa parte de suas vidas para o combate e é o ponto inicial da trama. O treinamento militar para crianças, preparando-as para as possíveis guerras fez parte de diversas culturas no mundo. Um bom exemplo é o modelo do UNDOUKAI (Japão), criado no século XIX, no início da Era Meiji (1868-1912).
Inicialmente tratava-se de uma gincana poliesportiva de cunho militar, tendo como base um centro de alojamento em Tóquio, em 1874. O chamado athletic sport era uma mistura de arremesso de peso e corrida, incluindo uma divertida corrida de caça a porcos. O vencedor seria aquele que conseguisse capturar o suíno ensebado. Quatro anos depois desta gincana, outro evento similar foi desenvolvido na Escola Agrícola de Sapporo e, a partir daí, outros foram acontecendo.

Durante o século XIX o Japão passou por um intenso processo de fortalecimento militar. A ideia era que as crianças já deveriam ser preparadas desde cedo, assim iniciou-se a prática de UNDOUKAI nas escolas de educação infantil. Inicialmente era a comunidade que organizava as competições nas escolas até que a prática se tornasse obrigatória. Com o tempo, as marchinhas militares foram substituídas por canções infantis e o UNDOUKAI passou a se configurar como grande representante da cultura popular japonesa. Vocês conhecem países que tem culturas semelhantes?

2 comentários:

  1. Esse povos sempre foram muito ligados à guerra! não conhecia essa história. Parabens, otimo post.

    ResponderExcluir
  2. Quando sairá o segundo livro? Tá demorando muito e acabando com o interesse.

    ResponderExcluir